Boiron
BLOG BOIRON

Será que tomar diversos tipos de medicamento faz mal?

 


Tomar diversos medicamentos pode fazer mal, principalmente, se o uso for indiscriminado, sem acompanhamento médico, o que traz consequências danosas ao corpo. 

Mas se você está em tratamento, pode ser necessário ter que tomar vários medicamentos ao mesmo tempo. Seu médico deve avaliar o risco-benefício dos remédios prescritos e acompanhar os efeitos de longo prazo. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), devido ao maior acesso à saúde e envelhecimento da população, um fenômeno tem ocorrido com maior frequência: a polifarmácia, que significa o uso rotineiro de quatro medicamentos ou mais. Isso ocorre em todas as faixas etárias, atingindo níveis bem preocupantes em idosos.  

Os pacientes procuram vários especialistas para tratar seus problemas de saúde e, baseados em evidências clínicas, cada especialista prescreve um medicamento ao paciente. Só que isso, muitas vezes, é feito com um olhar focado no problema e não no paciente, acarretando na utilização simultânea de múltiplos medicamentos. Por isso, é tão importante que o paciente informe ao médico quais os remédios que toma.Nosso corpo opera num equilíbrio muito bem acertado pela natureza, por isso, quando algo provoca um desequilíbrio, tanto para menos ou, nesse caso, para mais, é preciso ficar alerta.

 

O sal, por exemplo, quando usado em quantidade apropriada, tempera e realça o sabor da comida mas, ao ser utilizado em excesso, pode contribuir para quadros de retenção de líquidos e, até mesmo, hipertensão.

O uso de muitos medicamentos vem agravando o equilíbrio do corpo. Seja por esconder um sintoma importante como alerta da doença ou por prejudicar outros órgãos saudáveis. Como muitos remédios são metabolizados pelo fígado e excretados pelos rins, é possível ocorrer uma intoxicação hepática ou insuficiência renal, por exemplo. 

Também é comum que um medicamento tenha interação com outro e acabe minimizando o efeito ou causando danos colaterais. 

Olhar para o indivíduo evita os excessos

A medicina pode resolver problemas, com segurança, sem causar outros. Ao olhar a pessoa como um todo, promove o equilíbrio do corpo e evita remédios desnecessários. E uma forma de fazer isso é valorizar tanto as queixas emocionais quanto as físicas, tratando o paciente de forma integral.

A homeopatia, além de prevenir doenças, estimula a melhora de todo o organismo quanto trata um caso agudo. Por ser baseada em substâncias naturais, extremamente diluídas, também não existem relatos concretos de que causem algum tipo de efeitos colaterais nem que interajam com outros medicamentos. 



Medicamentos homeopáticos
Separador
NOSSOS VALORES A MANEIRA BOIRON DE SER Na Boiron, nós acreditamos que existe uma melhor maneira de se sentir bem. A melhor maneira de se trabalhar naturalmente com o seu corpo. Desde 1932, a família Boiron tem se comprometido com o desenvolvimento de medicamentos naturais. Como líder mundial de medicamentos homeopáticos nossa paixão é a saúde completa.

Nossa promessa é sua máxima satisfação.
ver mais
Boiron
PRECISA DE AJUDA? Entre em contato utilizando os dados abaixo, ficaremos felizes em tirar suas dúvidas:


SAC: 0800-724-5858

ASSINE NOSSA NEWSLETTER Assine nossa newsletter e fique sabendo de novidades e promoções!



enviar