Ouvimos todo o tipo de declarações contraditórias sobre esse tratamento. Mas as melhores pessoas para falar sobre isso são os médicos homeopatas
Ouvimos todo o tipo de declarações contraditórias sobre esse tratamento. Mas as melhores pessoas para falar sobre isso são os médicos homeopatas, como o Dr. Caron-Philippon.
Tratamento personalizado, especificamente para o paciente
"O processo seguido por médicos homeopatas é idêntico ao de qualquer médico: eles pegam o histórico, realizam um exame clínico e, às vezes, recomendam testes adicionais para chegar a um diagnóstico. A abordagem específica da homeopatia se baseia em um questionário minucioso e uma análise mais detalhada do paciente durante a consulta. O objetivo é identificar e esclarecer os sintomas exibidos, para entender como o paciente vivencia a doença. Por fim, nosso objetivo é prescrever uma receita que leve em consideração aquilo que o paciente diz. Médicos homeopatas não curam a doença, eles curam a pessoa doente. Com medicamentos homeopáticos, o tratamento é verdadeiramente personalizado".
Medicamentos seguros adequados para crianças e mulheres grávidas
Outra vantagem significativa dos tratamentos homeopáticos é que eles não têm efeitos colaterais conhecidos ou toxicidade química. Também não há contraindicações ou interação medicamentosa. Por isso, mulheres grávidas e crianças muito pequenas podem receber um tratamento homeopático com segurança. "O único risco é misturar a sua medicação e não obter qualquer benefício com ela. Como na medicina convencional, o médico pode ter dificuldade em encontrar a medicação certa na primeira tentativa. Por isso, nesse caso ele deve examinar o paciente novamente, para reavaliar a situação, especialmente quanto às condições crônicas e agudas".
Tratamentos que complementam a medicina convencional
"Os medicamentos homeopáticos são úteis e eficazes quando tomados conjuntamente com os medicamentos convencionais, sem risco de interação medicamentosa”. Na verdade, não há contraindicações para tomar tratamentos convencionais e homeopáticos ao mesmo tempo. “Por exemplo, para tratar a amigdalite bacteriana, é claro que eu prescrevo antibióticos para tratar a infecção, mas também prescrevo medicamentos homeopáticos para aliviar a dor".
Soluções para prevenir, aliviar e curar doenças agudas e crônicas
A homeopatia é muito útil no alívio de sintomas de muitas doenças agudas e crônicas, como tosse, gripes, amigdalite, alergias, cólica infantil e menstrual, fadiga muscular e inchaços. “Tratei um paciente que sofria de uma cistite muito dolorosa, mas não apresentava febre. Na minha opinião, esses sintomas não justificam uma receita de antibióticos. Eu recomendei que ela passasse a beber 1 litro e meio de água por dia, assim como suco de arando (cranberry) e água com bicarbonato de sódio. Também prescrevi dois medicamentos homeopáticos para aliviar os sintomas. Obviamente, se os sintomas tivessem persistido ou piorado, eu teria mudado o tratamento ou buscado outras soluções". "A homeopatia também é recomendada para o tratamento de doenças crônicas, como ansiedade, herpes, alterações venosas e distúrbios osteomoleculares. Além disso, a homeopatia é muito útil para aliviar os efeitos colaterais dos tratamentos contra o câncer, como a náusea, como também para a redução do estresse associado ao diagnóstico da doença e até mesmo na preparação para cirurgias". Por último, também existe um efeito preventivo. O médico aplicará o tratamento para limitar a frequência e a intensidade de episódios agudos crônicos que prejudicam a vida dos pacientes. “Graças ao tratamento homeopático, o corpo será capaz de se defender melhor de ataques virais”. Não hesite em pedir conselhos ao seu médico homeopata, que será capaz de encontrar o tratamento homeopático mais adequado para você, em função da doença e dos sintomas apresentados.
Glóbulos homeopáticos são práticos e fáceis de tomar
Seguir o tratamento prescrito não poderia ser mais fácil: basta manter o tubo com você para tomar os glóbulos no momento especificado pelo profissional de saúde. Outra vantagem para as crianças relutantes em tomar medicamentos é que os glóbulos têm um sabor agradável e podem ser diluídos em água. “Durante cirurgias que realizo, vejo crianças pequenas que sofrem de nasofaringite ou bronquite regularmente. Prescrevo vários medicamentos homeopáticos e aconselho a mãe a dilui-los na garrafa d’água da criança, em 250 ml de água deixá-los diluir por 15 a 20 minutos. Essa solução pode ser tomada em várias doses ao longo do dia, desde que seja guardada na geladeira".
Medicamentos seguros e de alta qualidade
Medicamentos homeopáticos são confiáveis e fabricados usando um processo de segurança, que implica controles rigorosos de qualidade de matérias-primas e fabricação tradicional combinada com tecnologias avançadas. Eles são prescritos e recomendados por profissionais de saúde (médicos, farmacêuticos) treinados para este tratamento. "Em um momento em que a medicina convencional não tem mais respostas para tratar sintomas funcionais, a exemplo das dores de cabeça, dores de estômago e insônia, penso que seria uma pena se não tivéssemos homeopatia”, conclui o Dr. Caron-Philippon.