Você está grávida? As suas pernas estão doloridas? Não se preocupe – essa é uma condição muito comum durante a gravidez...
Você está grávida? suas pernas estão doloridas?
Não se preocupe – essa é uma condição muito comum durante a gravidez, que a farmacêutica Claire Cornelise pode ajudar a aliviar.
Chegando ao fim da gravidez, as mulheres regularmente experimentam a sensação de pernas pesadas. “Quando você está grávida, seu volume sanguíneo aumenta. Seu útero ocupa muito espaço e faz pressão sobre o sistema venoso. Você também tem de levar em conta a falta de mobilidade, mudanças hormonais e ganho de peso”, explica Claire Cornelise. Em termos práticos, as veias de algumas mulheres dilatam e enfraquecem, enquanto outras sofrem com pontadas e alfinetadas e até inchaço.
Você pode contar com a homeopatia (sem esforço)
A homeopatia oferece um alívio confiável, seguro e de longo prazo para mulheres grávidas com distúrbios venosos. “Eu posso recomendar diferentes tratamentos homeopáticos, dependendo do objetivo, se for combater a fraqueza nas veias menores, evitar a dor, aliviar a sensação de pernas pesadas ou reduzir a contusão e inchaço. Esses tratamentos homeopáticos são todos seguros para as futuras mamães e seus bebês”.
Peça por produtos para compressão venosa
Meias e meias-calças de compressão, prescritas por um médico, são eficazes para aliviar a dor venosa. “O farmacêutico mede seus tornozelos, panturrilhas e coxas, e estabelece o tamanho correto para você. As meias-calças têm um cós não limitante e um corte elástico para máximo conforto”.
Permaneça ativa
A gravidez também exige que você mantenha sua mobilidade. “Idealmente, as mulheres grávidas deveriam caminhar por 30 minutos por dia, para estimular seu fluxo sanguíneo. Mas você pode obter o mesmo efeito na piscina: a água tem um efeito massageador e refrescante nas pernas. Você não precisa nadar por horas – você pode simplesmente sentar e pedalar ou até andar na água”.
Mantenha-se fresca
A sensação de peso também está ligada ao calor. É vital se manter fresca, especialmente no verão, obviamente. “Um fluxo de água fresca nas suas pernas, de baixo para cima, toda manhã e noite, certamente aliviarão a dor e sensação de peso”. Logicamente, isso significa dizer adeus aos banhos quentes e exposição ao sol!
Considere a hipótese de uma massagem
“Após a ducha, continue tratando suas veias massageando suas pernas de baixo para cima com um gel homeopático à base de plantas. Se você o mantiver na geladeira, o frescor do gel terá um efeito até mais calmante”. E caso sua barriga estiver tão grande que você não consiga se inclinar para a frente, nada impede que o futuro papai ajude!
Erga as pernas
Para esquecer desse peso comprimindo seu abdômen inferior e encorajar o retorno venoso, você também pode “elevar os pés da cama colocando almofadas sob o colchão, para levantar as pernas”.
Tenha uma dieta balanceada
Se você tiver tendência a reter líquido, é melhor não comer muito sal. “Problemas de circulação podem causar constipação ou hemorroidas. Então você deve comer bastante vegetais e fibras, e não pare de beber água. É a qualidade e equilíbrio de sua dieta que vão limitar a retenção.”
Mantenha-se confortável
Um último detalhe importante: evite roupas apertadas na cintura e nas pernas – você terá bastante tempo para voltar aos seus jeans apertados depois do parto.